CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

sexta-feira, 26 de março de 2010

Harmonização

Falarei algo sobre o assunto, já que uma das últimas modas no Brasil é a harmonização de pratos "afrescalhados" com cervejas Gourmet.

Com as devidas venias aproveitando o carinho dos amigos que admiram a minha língua favorita, o latim, embora a chamem de morta, data maxima venia, eles não sabem o que falam, pois o latim ainda nos cerca e nos acompanhará por muito tempo mais.

Voltando à vaca fria, digo afrescalhados porque observo um movimento desordenado em nosso país, explico: nós levamos muitos anos para iniciar na cruzada de expor aos brasileiros que 'há muito mais coisas a saber e degustar sobre cerveja do que imagina nossa vã embriaguez' (grifo nosso), e de repente, quando a coisa começa a engatinhar, surgem ordas de chefs e gastronomistas, os mesmos que até ontem marginalizavam nossa bebida favorita, e começam a inventar pratos soberbos para que apreciemos em parceria com a celebre cerevisiæ.

Nada contra, aliás louvável tentativa, mas equivocada na opinião deste que vos escreve.

Penso que o desejo de todos nós apreciadores da boa bebida é ter facilidade de acesso à grande variedade de cervejas de qualidade que estão por aí, mundo a fora e cá dentro, inacessíveis à 99% de nós, pobres mortais, seja por não serem comercializadas no Brasil, seja pelo alto custo em adquirí-las, seja pela dificuldade em obter matérias-primas a preço razoável para produzí-las ou pelo silencioso bloqueio do "sindicate" (in english) para podermos colocar nossa produção artesanal ao alcance do público, é nesse ponto que entra minha opinião, colocando agora a cerveja em um pedestal de ouro nossos colegas snobs conseguirão somente dificultar a popularização da boa cerveja em nome de uns poucos barões que encherão seus bolsos com um modismo que não atingirá o resultado que esperamos, qual seja, deixarmos de beber "xixi de moça" e passarmos a degustar verdadeiras cervejas a um preço adequado.



Risotinho de rúcula com tomates e mozzarela by Breda

Isto posto, inizia 'qui minha luta com o propósito desafiador de harmonizar pratos simples e quotidianos com cervejas artesanais, mas não confundam simples com ruins, podemos fazer muitas receitas apetitosas com ingredientes fáceis de encontrar a um custo acessível. Colocarei também pratos que já elaborei, como o risoto acima, e receitas completas, pois sabemos que muitos dos sites onde encontramos harmonizações falam de pratos deliciosos mas não nos ensinam como prepará-los.

Penso em iniciar com um prato que minha filha adora, "Cannelloni a Bredonese" harmonizado com uma belíssima HefeWeizen (B&R).

Aguardem.


Prosit!!!

6 comentários:

  1. Hummmmm! faz no feriado lá na casa da Vó!!

    e chama NOIS! hehe

    ResponderExcluir
  2. Eu vou aguardar! mas quero comer!!! hehe

    faz feriado na casa da Carmelaa!

    =D

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Seu blog está quase um larousse da cerveja!

    ResponderExcluir
  4. De Paxbier:

    A gente começaria com as ótimas dicas da revista Guia da Cerveja publicada pela Editora Casa Dois.

    Na edição de 2008 - ou 2010 - há uma matéria sobre petiscos "light" que é um verdadeiro achado.

    Com ela se "matam dois coelhos com uma só cajadada": a gente pode consumir os petiscos sem dor de consciência e, melhor ainda, os sabores e aromas das cervejas têm o merecido destaque.

    ResponderExcluir
  5. Aê Cervejeiros Má e Riva...
    Como disse o poeta, "UM SONHO SONHADO SOZINHO É SÓ UM SONHO, MAS UM SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE" Acredito que faltou o poeta dizer que o sonho pra se tornar realidade também precisa ser SUADO, entenda-se por isso, a necessidade de muito trabalho.
    Um cientista famoso também dizia que seu sucesso era composto de 10% de inspiração e 90% de transpiração....
    O que quero dizer com isso é que sei que não foi fácil pra vocês e, cada vez que acesso o Breja do Breda aumenta a minha felicidade, pois percebo que o empreendimento começa a decolar e ganhar corpo e COPO.
    Parabéns pelos eventos fechados e pela sensibilidade em encontrar esse nicho universitário, que é, com CERVEJA, uma ótima fonte de renda.
    Daqui de Sinop-MT, só resta dizer que a boca enche de saliva ao ver as fotos e ler as informações....
    Aguardamos um copinho de lembrança e, quem sabe, uma garrafinha pra matar a saudade, pois no final de 2009 e início de 2010, devido a alguns probleminhas não pudemos tomar o tanto que queríamos.
    Um beijo pra vocês e muito SUCESSO.
    Cesar BREDA (Sinop-MT)

    ResponderExcluir
  6. hummm...

    Só de olhar da água na boca....

    Esse prato realmente é maravilhoso!....Vamos fazer novamente?

    BJ
    Cris

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!