CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

1. Caldeirão

Você vai precisar de caldeirões de alumínio com capacidade de pelo menos 10 litros maior do que você deseja fazer de cerveja, por exemplo, se você quer fazer 20 litros de cerveja compre um caldeirão de pelo menos 30 litros.

Você precisará também de:

- Martelo
- Prego
- Furadeira
- Brocas para metal - 1/4", 1/2" e 3/4" (ou serra-copos para metal)
- Limatão redondo
- Veda roscas
- Lápis
- Pelo menos 01 registro de esfera de 3/4" para cada caldeirão (de inox ou latão cromado)
- 01 luva de 3/4" com uma extremidade sextavada e com rosca externa de 04cm de comprimento (de inox, latão ou alumínio)
- 01 contra porca (de inox, latão ou alumínio)
- 01 anel de vedação de borracha
- 01 arruela de 3/4" com diâmetro externo de 1" (de inox, latão ou alumínio)

Passo a passo

Primeiro verifique a altura que deseja colocar o registro. Sugiro que deixe pelo menos 0,5cm acima do fundo da panela (por dentro). Ao determinar a altura, utilize a arruela ou a porca como gabarito e com o lápis risque um círculo (por fora do caldeirão) para delimitar o diâmetro do furo que você deverá fazer. Isso servirá de orientação, pois a broca final (ou a serra-copos) precisa ser do diâmetro da luva que você utilizará.

Feito isso, marque um ponto com o lápis no centro aproximado da circunferência. Com o martelo e o prego faça um "punção" de leve para marcar o alumínio e evitar que a broca escorregue do centro. Faça o primeiro furo de 1/4" ou menor para servir de guia para as brocas maiores e vá aumentando o diâmetro do furo até atingir a medida final de 3/4". Utilize o limatão para retirar as rebarbas de metal que ficaram na parede do caldeirão.

Coloque a luva pelo orifício, de dentro para fora, mantendo o sextavado do lado de dentro do caldeirão. Coloque o anel de vedação, a arruela e depois a contra-porca. Aperte o máximo que puder, mas cuidado para não espanar a rosca.
Coloque o veda-roscas na luva e rosqueie o registro de esfera de forma a deixá-lo com a alavanca de fechamento voltada para cima.

Pronto, você já tem um caldeirão cervejeiro para iniciar sua produção!

O ideal é que você tenha pelo menos dois caldeirões desses e, se possível, que um deles tenha dois registros, um da forma que ensinei acima e o outro com 03 cm abaixo da borda superior do caldeirão. Esse caldeirão com dois registros será o seu "tanque de brassagem e clarificação". Mais à frente explicarei como utilizá-lo para clarificar seu mosto.


Voltar para Equipamentos