CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

domingo, 17 de janeiro de 2010

A primeira cerveja a gente nunca esquece...

Sinceramente não sei quanto às outras coisas da vida, mas a primeira cerveja que você fez você jamais esquecerá, principalmente se for como no nosso caso onde a primeira mesmo já deu super certo, aliás, diga-se de passagem, estamos no oitavo lote e até agora não matamos nenhuma, aproveitamento de 100%.

Depois de comprar todo o equipamento marcamos a data da primeirinha. Aconteceu em 04/10/2009, um domingo de muito sol. Iniciamos as 09:00h da manhã...ou melhor, a idéia era essa, contudo, como nada na vida é fácil, começamos a montar o "equipo" e demos falta de várias partes como mangueiras de gás, torneiras, registros, braçadeiras e uma mangueira de drenagem, mas tudo bem, entrou em ação aquele lado "MacGyver" que todos um dia descobrimos que temos e entre idas e vindas a lojas de material hidráulico, elétrico, supermercados e tudo o que estivesse aberto em um domingo, conseguimos, exatamente as 12:30h, iniciar a brassagem.

A cerveja escolhida foi uma de Trigo Clara de Alta fermentação, a qual batizamos de "..."
(infelizmente o nome está em processo de registro no INPI, assim que nos for concedido o mesmo, farei menção a esta publicação e colocarei o rótulo da menina para vocês.)

Utilizamos simplesmente:

Malte Pilsen;
Malte de Trigo;
Fermento de alta, específico para cervejas de trigo; e
Dois tipos diferentes de lúpulo.

Sou suspeito, mas ficou um espetáculo!!!

Vejam a cor da criança!!!

A consistência da espuma!!!!

Obtivemos uma cerveja bem encorpada, com um amargor leve e aromas maltados com a presença de Banana, característica desse tipo de cerveja, a coloração dispensa comentários, de um amarelo-ouro marcante e turbidez moderada com 8°GL, "um show" segundo os felizardos que puderam degustá-la. A foto acima foi tirada na casa do Zé, um grande amigo de Botucatu para o qual fiz questão de levar uma das poucas que engarrafamos da primeira produção, já que ficamos em modestos 15 litros (e o Júnior, vulgo Gordo, sozinho, tomou uns seis numa única "sentada").

Para nós, dois iniciantes, o resultado não poderia ter sido melhor, foi um grande motivador para a continuidade das produções, ainda experimentais, já fornecendo subsídios valiosos para a padronização das próximas "paneladas".

A segunda...fica para a próxima publicação.

Prosit!!!

4 comentários:

  1. tão boa quanto a golden da baden baden

    ResponderExcluir
  2. Caro Breda, meus parabéns!
    Meu nome é Leonardo, sou de BH-MG e estou iniciando nesta arte, para isto estudando bastante. Neste momento estou montando meus equipamentos.
    E nesta jornada em busca de ensinamentos, descobri o seu blog, que para mim foi o melhor que visite até agora, o mais completo em matéria de fases de fabricação e um teor muito bem explicativo.
    Um grande abraço e ficarei na espectativa de novas postagens.
    LÉO JONES!

    ResponderExcluir
  3. É

    Fazer cerveja, é uma arte!não é mesmo Mah!

    Tanta dedicação e horas em pé a frente de uma caldeiraõ ....só poderia dar nisso!

    "UM ESPETÁCULO DE CERVEJA"

    Faço parte dos felizardos....não só da degustação, mas, de apreciá-la entre amigos em comum e familiares.

    Sem comentários..rsr.......

    Minha Preferida.!!! é uma delícia, forte, encorpada.,..não dá vontade de parar de beber...

    Tenho certeza que será a mais vendida...rsrsr...

    BJ..CRIS(BB)

    ResponderExcluir
  4. Que legal saber que é possível fazer esse tipo de cerveja em sua própria casa. Espero um dia fazer uma assim. Parabéns pelo feito. abraços

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!