Como eu havia prometido fecharei finalmente o tratado sobre barris de cerveja com uma postagem muito interessante que mostrará a vocês como reutilizar seu KEG de cinco litros, isso mesmo, aquele barrilete legal que você adorou quando comprou mas que acabou rapidinho e que infelizmente você não consegue reutilizar ou porque acha que não tem como sanitizar, ou não sabe como botar cerveja lá dentro novamente, ou não tem como carbonatar a cerveja que colocou lá, ou a cerveja que você colocou nele contaminou entre outras razões. Também pode ser pelo fato de que você não está afim de comprar kits importados que precisam de uma parafernália de cilindrinhos, braçadeiras e presilhas.
Independentemente de qual seja a razão: "Seus problemas acabaram!"
Claro que é brincadeira. Nada é tão fácil assim, sempre há algo a ser feito, mas o mais importante é saber como e por onde começar, por isso vamos ao trabalho.
Como de costume vou logo avisando, se você não quer ter trabalho pare sua leitura aqui mesmo, vá ao supermercado mais próximo onde possa encontrar um barrilete de cerveja comercial, compre quantos desejar (ou puder) e divirta-se, pois para poder usufruir de sua própria cerveja em um KEG de 5 litros (em méida custa R$ 40,00, você bebe a cerveja comercial dele uma vez e depois usa por bastante tempo) terá que trabalhar um pouquinho, mas você verá que levar um barril de cinco litros de IPA em uma festa e ainda tirar onda de que foi você quem fez aquela maravilha de cerveja que está jorrando do KEG não tem preço.
Ensinarei aqui como reaproveitar o KEG e a carbonatar a cerveja de 03 formas diferentes.
Pontos? Então mãos à obra:
Você precisará de:
Peças
Na ordem da esquerda para a direita e de cima para baixo:

02 metros de mangueira cristal de 1/4" atóxica
01 Barrilete de cinco litros vazio e despressurizado (***)
30 cm de tubo de cobre de 3/8"
08 cm mangueira cristal de 3/8"
01 cotovelo 90 com rosca interna em uma extremidade e externa na outra
01 bico de mangueira de 1/4"
01 prensa tubos de 3/8"
01 bico de mangueira de 5/16"
01 "T" de 3/8"
01 Rolha de borracha especial para KEG de 05 litros (peça a sua aqui pelo Blog)
01 torneirinha picknic
(***) Coloco aqui o barrilete de Heineken, pois explicarei como retirar a alça verde e a abrir a válvula superior para remover seu sifão. Entretanto, o barrilete de Heineken é o pior modelo para reuso por várias razões, as quais explicarei mais à frente.
Optei por peças de latão e pelo tubo de cobre pois são mais fáceis de encontrar, mas vocês podem escolher outro material como o inox ou até plástico. Tome somente o cuidado de utilizar somente peças de plástico alimentício.
Os oito centímetros de mangueira cristal de 3/8" são opcionais, porém facilitam o ajuste fino nos diferentes tipos de barrilete. Caso você decida näo utilizar esse componente lembre somente de aumentar o tubo de cobre em 08 cm para que não fique curto demais e o impeça de extrair toda cerveja de dentro do barrilete.
Ferramentas e Material
01 Alicate universal
02 Chaves de fenda grandes
01 Chave inglesa
01 Rolinho de veda roscas
Só isso Breda???? Tem certeza????
Pois é, só isso, tenho certeza sim! Salvo uma pequena exceção que vocês verão mais à frente.
Aqui farei um parênteses para explicar o porque julgo o barrilete de Heineken o pior para ser reutilizado, embora alguns possam achar que isso seja óbvio, não é, logicamente o que é fácil de ser percebido é que esse barrilete possui um cilindro de CO2 (ou bala para alguns) em seu interior e que para ser retirado demanda a inutilização do barrilete, pelo menos em se tratando de reuso para cerveja, e que se mantido lá dentro gera um ponto de contaminação absurdo para nós que não filtramos nossa bebida.
O que muita gente não sabe é que o orifício superior desse barrilete é "fora de padrão", ou seja, é diferente de todos os outros, além de maior tem a alma virada para fora, o que dificulta, e muito, sua pressurização, contudo não é impossível reutilizá-lo, OK, só lhe dará mais trabalho e aumentará seu risco de contaminação.
Caso você opte por um barrilete Heineken
Retiraremos a alça verde do barrilete. Nesse momento será necessário que seja retirada, porém se você desejar pode recolocar a alça posteriormente, eu prefiro sem.
Passe uma chave de fendas por cima e por dentro da alça abrindo uma fresta, depois insira a outra chave por baixo, assim você poderá fazer uma alavanca para remover sem esforço a alça, qualquer pessoa consegue, não precisa ser forte para isso.
Force a chave que está em cima para baixo e a que está em baixo para cima como se fossem uma única barra, apoie ambas no suporte da válvula da alça (aquela parte arredondada por onde passa o extrator da Heineken que vem com o barrilete).
Pronto, sem esforço, sem stress e o melhor, quase sem danificar a alça, "quase", pois ficam uma marquinhas mais claras ao forçar o plástico, porém sem nenhum dano funcional. Você poderá utilizá-la novamente sem problemas.
Agora vamos retirar o sifão, mas antes se certifique de que o barril está despressurizado, caso contrário você poderá se ferir gravemente. Utilize a válvula extratora própria para esvaziar o barrilete antes de começar a remoção do sifão.
Após certificar-se de que não há pressão no barrilete, com uma chave de fendas apoiada em sua lateral insira a ponta o mais fundo que puder sob a emenda da válvula de alumínio e vá girando 90 graus a chave. Isso fará pequenos rasgos na válvula como se fosse um abridor de latas. Tenha cuidado para não ferir o barrilete, destrua somente a válvula de alumínio.
Faça isso por toda a volta deixando a válvula completamente desconectada do barrilete.
ATENÇÃO: embora esteja desconectada ela ainda não estará solta.

Depois de virar a válvula toda para cima como na figura anterior, utilize o alicate para puxá-la para fora. Nesse momento será necessário um pouco mais de força, nada demais, fique tranquilo, um ou dois puxões e ela estará fora.

Observe que o orifício do barril está intacto sem nenhum amassado. Isso é muito importante, pois esse barril já é bem difícil de ser reutilizado adequadamente, isto é, sem durepóxi, sem aralditr ou válvulas inadequadas; e se você danificar essa borda será muito difícil vedar o barrilete para pressurizá-lo posteriormente, o que, diga-se de passagem, já é difícil mesmo sem danificá-lo.
Certo, até aqui estamos somente abrindo o barrilete da Heineken.
Caso você opte por outro barrilete
Se você escolheu outro modelo, por exemplo da Warsteiner, da Itaipava, da Petra, da Paulaner ou outro qualquer que não seja pressurizado, basta remover aquela tampa de borracha preta (ou de outra cor) que fica no centro na parte superior do barrilete. Como fazer? Simples.
Com as duas chaves de fenda faça o mesmo que orientei acima a fazer com a de alumínio, porém vá com ambas as chaves para não permitir que a tampa retorne à posição normal quando você for deslocar a alavanca, vá girando com uma e segurando com a outra até soltar a volta toda, é bem fácil também.
Melhor ainda, se você resolveu comprar um barrilete vazio por aí, MEUS PARABÉNS! Essa é minha sugestão de melhor escolha e mínimo esforço.
Vamos à montagem e no final explicarei novamente como utilizar todo o aparato com o da Heineken, mas tenho quase certeza de que vocês farão luminárias com os verdinhos depois disso.
No meu caso utilizei um barrilete sem cilindro interno e o pintei para que fique com a minha identidade visual. Vocês podem fazer o mesmo, pois não fica nada legal você aparecer numa festa carregando um barrilete de Crystal ou de Paulaner dizendo que é a sua cerveja, certo???? O meu ficou assim:
Barrilete do Breda®
Válvula Extratora B&R® para KEG de 05 litros
Montaremos agora as peças para construir uma válvula extratora para o nosso KEG de 05 litros. Antes há um pequeno macete. Dificilmente você encontrará uma conexão de mangueira de 3/8" com diâmetro interno que possibilite a passagem do tubo livremente, caso encontre ótimo, eu encontrei, caso não encontre use uma furadeira e uma broca para abrir o furo dessa peça de forma que o tubo possa ser passado por dentro dela. Como é uma exceção, furadeira e broca não fazem parte da lista de materiais. Pegue todas as peças de latão e coloque nas roscas externas o famigerado veda roscas dando pelo menos umas dez voltas em cada peça.
ATENÇÃO: PRENSA TUBOS NÃO PRECISA DE VEDA ROSCAS.
Feito isso você deve montar as peças no tubo de cobre na ordem correta para não precisar desmontar o tempo todo, pois caso precise desmontar alguma peça terá que refazer o veda roscas dela para evitar vazamentos.
Aperte bem as peças rosqueando ao máximo para que não haja vazamentos. Utilize a chave inglesa e o alicate para esta tarefa (se tiver uma morsa em casa, melhor ainda). Depois de montada sua Válvula Extratora B&R® para KEG de 05 litros ficará assim:
Agora basta conectar a mangueira e a torneirinha picknic e pronto, não necessita nem de braçadeiras.
Válvula Extratora B&R® para KEG de 05 litros
Já temos a extratora pronta e o barril, mas como faço para colocar minha cerveja lá dentro Breda?
Vamos ao processo de enchimento e carbonatação da cerveja no seu novo equipamento para transporte e consumo. Como disse no capítulo anterior - no final da postagem
Cerveja no Barril 5 a partir de hoje
"A forma como você leva sua cerveja em festas e eventos por aí ou mesmo como a armazena em sua casa nunca mais será a mesma".
Você deverá:
1. Sanitizar o Barrilete com seu sanitizante preferido.
Como de costume sugiro a utilização de ácido peracético, pois não ataca o verniz de proteção do barril. Não sei informar se os demais produtos utilizados para sanitização são agressivos ao verniz, portanto façam seus testes e compartilhem conosco suas experiências e resultados enviando e-mail ou postando seus comentários aqui no Blog.
2. Encher seu Barrilete com cerveja.
Aqui darei três alternativas começando pela mais simples:
a. Fazer Priming
Como o barril tem capacidade para cinco litros de cerveja tenha o cuidado de não ultrapassar esse limite, pois você poderá ter problemas de pressão, já que o material do recipiente é muito fino, tem uma costura lateral, tem tampa e fundo colados e não suportará pressões acima das indicadas para um KEG, por isso capriche no volume e utilize a calculadora para fazer um priming adequado e não estragar todo seu esforço por uma falta de atenção aos detalhes.
Além disso, há uma válvula própria para barrilete com aliviador de pressão que pode ser adquirida aqui pelo Blog, contudo já adianto que o valor é alto, o controle não é preciso e o poduto é importado o que significa que seu prazo de entrega é longo.
Coloque a cerveja no barrilete deixando um espaço de 20% como headspace (obrigatório), despeje o priming calculado, feche o barrilete com a rolha de borracha apropriada e proceda como nas garrafas; deixe o barrilzinho por 10 dias à temperatura de fermentação de sua cerveja (ou à temperatura ambiente se você não tiver termostato para controle na sua geladeira/freezer), verifique a carbonatação a partir do sétimo dia e, estando ao seu gosto, gele o barril.
b. Carbonatação Forçada
Uma alternativa muito simples, principalmente se você já tem o hábito de carbonatar suas cervejas em Barris ou postmix. A única diferença aqui é que não temos um sistema de pressurização sofisticado como o de uma extratora KEG, mas o bacana é que o negócio é tão simples que chega a ser cômico. Tudo bem, vão dizer que não é adequado porque o CO2 pode estourar o barrilete, que esse recipiente não deve ser reutilizado, que blá blá blá blá blá, mais uma vez, se fosse fácil esses "gênios" já teriam feito algo e estariam se gabando por aí, por isso experimente e se você achar que não ficou legal, não faça mais, temos outras duas formas de carbonatação pra você escolher. MAS CUIDADO!!!! Na dúvida não ultrapasse o limite dos 70% do máximo indicado no barrilete.
ATENÇÃO: Cuidado com a pressão que irá colocar no manômetro do seu cilindro de CO2 e que estará inserindo no KEG, pois como dito anteriormente esse recipiente tem paredes finas e uma solda lateral, por isso se você exagerar na pressão pode abrir seu barril lateralmente e estragar tudo, isso se não se machucar ou machucar alguém que esteja por perto, portanto, se não sabe utilizar equipamento de CO2 prefira o procedimento a. Fazer Priming e observe atentamente os cuidados expostos naquele item.
Lembrando que você deverá efetuar quatro injeções de CO2 de 05 minutos por dia por quatro dias. Isso será suficiente para que sua cerveja esteja adequadamente carbonatada sem nenhuma necessidade de chacoalhar o barrilete. Se quiser chacoalhar, OK, mas nunca diga que foi recomendação minha. Caso não consiga fazer as 4 injeções por dia use a referência de 16 injeções, sempre na pressão recomendada para o estilo e que não ultrapasse o limite admitido para o barrilete. Utilize a calculadora de carbonatação para saber qual a pressão ideal a ser utilizada.
c. Enchendo com Contra pressão
Logicamente essa é minha sugestão de melhor escolha, pois realmente é a melhor escolha. Outra vez muito simples, somente atente para que aqui você precisará do sistema de enchimento completo. Para quem já possui e utiliza o
Enchedor B&R "GreenFiller"® nenhuma novidade, para os que ainda não conhecem descreverei o procedimento.
Você colocará sua cerveja no Barril KEG (não o de 05 litros é lógico) ou Postmix e fará a carbonatação normalmente como já explicado nos capítulos anteriores (Ver postagens Cerveja no Barril 1 a 5 aqui mesmo no Breja do Breda).
Assim que sua cerveja estiver pronta para ser envasada você montará seu sistema de enchimento fazendo a substituição do filler (cânula de inox+rolha_válvula) colocando a adaptação adequada para o diâmetro da entrada do barrilete
– Essa é mais uma das vantagens do Enchedor B&R "GreenFiller"® o único enchedor do mercado com o qual você pode encher garrafas de todos os tamanhos, Groulers e agora Barriletes somente mudando uma peça – e em seguida procederá o enchimento normalmente como nas garrafas. Após completar os 5 litros do KEG coloque a
Tampa de borracha apropriada para MiniKEG. Observe que neste caso não há a necessidade de headspace, você pode encher totalmente seu barrilete!!! :)
Eu particularmente prefiro essa opção, pois além de tudo seu barrilete já está gelado e carbonatado, prontinho para ir à festa e ser degustado por todos.
E como funciona essa
Válvula Extratora B&R® para KEG de 05 litros Breda? Simples!
Conecte o cilindro de CO
2 ao sistema através da entrada de 1/4" da extratoa. É importante conectar o CO
2 antes, pois essa válvula não possui bloqueio de retorno, logo se você não conectar a mangueira de CO
2 pode haver vazamento. Cloque a válvula no barrilete e somente depois abra o fluxo de CO
2.
Caso você tenha pressão suficiente no barrilete não precisará sequer abrir o cilindro e poderá inclusive tapar a entrada de 1/4" com um pedaço de mangueira (como se fosse a tampa de uma caneta Bic).
Seu sistema ficará assim:
Então basta servir sua cerveja preferida da forma que você desejar, com mais ou menos espuma.
Com essa postagem coloco mais um marco na história da cerveja caseira brasileira, pois até hoje não só
não havia um sistema
simples para reaproveitarmos
adequadamente os KEGs de cinco litros como nada se encontrava em português e voltado às nossas necessidades e práticas, além disso os gringos deixam o cilindro de CO
2 dentro do MiniKEG e utilizam durepoxi, araldite etc., embora alguns tenham um sistema parecido, utilizam mais peças e coisas que não encontramos facilmente por aqui.
Adaptação feita e novo produto criado, como sempre o passo a passo está aí, quem quiser pode fazer o seu e quem preferir pode enviar sua encomenda para
mhbreda@hotmail.com
Me desculpem pelas fotos, sabem como é celular é celular, nunca chegará a máquina fotogáfica, além disso, servir cerveja e tirar foto ao mesmo tempo é bem complicado, não arranjei um "cristão" pra me ajudar, por isso neste momento não postei um filme do sistema em operação, em alguns dias prometo que o filme estará aqui para que todos possam ver a Válvula Extratora B&R em funcinamento.
Prestigiem e divulguem as informações que disponibilizo aqui no Blog gratuitamente!
Incentivem e valorizem a produção nacional!
Apoiem e apreciem a cerveja caseira e artesanal do Brasil!
Fiquem todos em Paz.
Boas cervejas e lembrem-se que se de hoje em diante encontrar um barrilete com essa válvula em uma festa é sinônimo de cerveja caseira na área e de Breja do Breda na cabeça.
Saúde!!!
Breda
Ahhhh.... você chegou até aqui, parabéns! Não, eu não esqueci de falar sobre o barrilete de Heineken, somente os perseverantes insistirão em utilizá-lo, mas vamos lá.
Como você pôde observar, há uma borracha de vedação para utilização do sistema, essa peça é fundamental e sem ela ficará complicadíssimo pressurizar os barriletes. Porém, o orifício do minikeg da Heineken é maior que o dos outros, por isso você terá que fazer sua tampa caseira utilizando uma rolha de borracha número 10. Contudo, se não for muito bem feita haverá vazamentos e você não atingirá seu objetivo já que quando se trata de gás qualquer micro furo vaza.
Bom, o perfil da tampa é este:
Ela tem um orifício central de 1/4" por onde passa o tubo sifão e uma contra tampa de pressão para que você possa manter o barril cheio e pressurizado sem a necessidade de estar sempre com o tubo sifão atachado. Portanto, você terá que produzir isso tudo em casa, difícil e trabalhoso, mas não é impossível.
Preparando a tampa de borracha adequadamente basta utilizar o passo a passo e montar a Válvula Extratora B&R® para KEG de 05 litros, pois o restante do sistema funcionará da mesma forma.
Se até aqui você não desistiu do barrilete de Heineken, Boa sorte!
Saúde!!!
Breda