CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Parâmetros da ESB

Graças ao comentário do César, esse pequeno post foi escrito, por isso reforço a importância da interatividade no Blog, pois o que pode parecer uma coisa que todos sabem precisa de mais detalhes, é o que farei agora.

Esclarecendo cada um dos parâmetros da cerveja exigidos pelo concurso temos:

OG (Original Gravity)
Gravidade Original do mosto antes da fermentação. Essa medida é dada em um número de quatro dígitos e demonstra a densidade do líquido em relação à densidade da água (1.000). O valor pode ser obtido facilmente utilizando-se um densímetro de massa. O concurso sugere que sigamos o estilo mantendo a OG entre 1.048 e 1.060, ou seja, nosso mosto antes da fermentação deverá ser "encorpado" em 60 pontos a mais do que a água, esse aumento na densidade se deve ao amido convertido em açúcares durante a brassagem que por sua vez poderão ser fermentescíveis ou não, onde fermentescíveis são aqueles que serão convertidos em álcool durante a fermentação e não fermentescíveis aqueles que formarão o corpo da cerveja.

FG (Final Gravity)
Gravidade Final da cerveja após o processo de fermentação. Da mesma forma que a OG, é dada em um número de quatro dígitos e também se refere à densidade, mas agora da cerveja e não do mosto, pois já houve a fermentação alcoólica, assim, o líquido resultante já pode ser chamado de cerveja. A FG será sempre menor do que a OG, pois isso representa que grande parte daqueles açúcares foi convertido em álcool, idealmente 100% dos fermentescíveis. No concurso a FG deve estar entre 1.010 e 1.016. A diferença entre OG e FG nos possibilita determinar o teor alcoólico da cerveja que produzimos, ou seja, se estivermos dentro desses dois parâmetros nossa cerveja se encaixará no terceiro.

GL (Gay-Lussac)
A Graduação Alcoólica de um líquido dada em graus GL determina o percentual de álcool nesse líquido em uma fração do volume equivalente, assim, no caso do concurso, a cerveja ESB deverá estar com um percentual de álcool entre 4,6 e 6,2. Como dito anteriormente essa marca está diretamente ligada aos dois parâmetros anteriores (OG e FG).
°GL = V% => quantidade em mililitros de álcool absoluto contida em 100 mililitros da mistura hidro-alcoólica.

IBU (International Bitterness Units)
Trata-se de uma norma utilizada como referência na fabricação e classificação de vários tipos de bebida, sendo amplamente utilizada na indústria de cervejas. Segundo pesquisas, o paladar europeu prefere cervejas mais amargas que a do brasileiro. No concurso, essa medida deve estar entre 30 e 50 unidades de amargor.
O amargor da cerveja provém principalmente do lúpulo adicionado, existem vários tipos de lúpulo e cada espécie possui um teor percentual de ácidos alpha, esses ácidos, quando o lúpulo é fervido no processo cervejeiro, serão solubilizados no mosto transferindo a ele o amargor da planta.

SRM (Standard Reference Method)
Sistema utilizado internacionalmente para determinar a intensidade da coloração da cerveja. Existem outras classificações de coloração como a EBC (European Brewery Convention), mas o concurso determina a utilização da escala SRM e exige que as amostras estejam entre 6 e 18. Como curiosidade, esse intervalo na escala EBC para a mesma coloração estaria entre 12 e 33. Simplificando, teremos uma cerveja com espectro de cor entre o âmbar e o cobre.

Bom, espero que não tenha sido nem chato nem confuso e que fique mais fácil agora para quem nunca ouviu falar ou que não tem muita familiaridade com essas siglas entender as postagens futuras.

Um beijo ao meu irmão César e obrigado pela dica para que eu pudesse explicar melhor os significados desses termos.

Prosit!!!

Um comentário:

  1. CesarBREDA - Sinop-MT22 de maio de 2010 às 20:23

    Aeeeeee Garoto !!!
    Com o tempo você vai pegando o traquejo de escrever para qualquer tipo de público, e não apenas para os experts.
    Confesso que o °GL eu sabia o que era, mas só ele.
    Beijo e boa sorte.
    CESAR

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!