CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Foi dada a largada para o concurso

Sábado, dia 15/05/2010, em nossa cervejaria na casa do Riva em Campinas, foi dado o primeiro passo em direção ao concurso de julho. Estamos falando do 1° Concurso Paulista de Cervejas Caseiras, que será realizado em 24/07/2010 na cidade de Votorantim-SP nas instalações da Cervejaria Bamberg.

Eu e o Riva nos empenhamos ao máximo para produzir uma receita original, sem copiar de programas ou sites da internet e cuidando para obedecer religiosamente os parâmetros colocados pelo comitê organizador para a adequação da cerveja ao estilo selecionado, qual seja, uma ESB (Extra Strog/Special Bitter).

Para que vocês possam se localizar, as cervejas abaixo são relacionadas pela ACerva Paulista como integrantes do estilo escolhido para o concurso:

Fullers ESB, Shepherd Neame Spitfire, Vintage Henley, Morland Old Speckled Hen, Greene King Abbot Ale, Redhook ESB, Cooperstown Old Slugger.

A lista era maior, mas resolvi colocar as do meu agrado, a ordem não significa a minha opinião, somente fui reduzindo a lista conforme ela foi disposta no regulamento.

As premissas do concurso são as seguintes:

Parâmetros constantes do regulamento do concurso

Evidentemente que não poderei reproduzir aqui e agora a receita., mas darei uma super palha da produção para atiçar a curiosidade do pessoal, além disso, convido a todos para participar do evento.

Para maiores detalhes acessem:
http://acervapaulista.com.br/witbier/index.php/concurso-2010

Foi uma leva demorada, pensada, calma, com muita atenção a todos os detalhes, uma moagem lenta e controlada para cada tipo de malte, as rampas de cozimento, as paradas, enfim, falem o que quiser, ninguém pode nos tirar o prazer de executar todos esses passos, sem pressa, mesmo que o "papa" diga que não faz muita diferença, pra nós faz sim e pra melhor, de qualquer forma, foi muito prazerosa e nos tomou praticamente todo o dia e parte da noite, afinal, foram 100 litros... pois é!!! Como teremos que mandar três litros para o concurso, resolvemos fazer um pouco mais para podermos degustar, oferecer aos amigos e levar um pouco para o concurso de maneira a distribuir para os presentes, afinal, cá pra nós, é sacanagem ver os caras analisando sensorialmente as 47 cervejas inscritas e nada das "candidatas" aqui pros mortais, não é mesmo? Mas provavelmente muita gente levará cerveja para compartilhar.

Confiram algumas fotos da nossa produção:

 

Mosaico de maltes!!!

Início da brassagem

Clarificação. Vejam que cor, que transparência!!!!!!

Fervura e o nível baixando no resfriamento
Trub quente

Resfriamos 100 litros de 98°C para 14°C em 30 minutos sem usar água

Aeração do mosto e as crianças já inoculadas fermentando

Espero vê-los no concurso, torcendo para a B&R Beer e degustando nossa ESB.


Prosit!!!

2 comentários:

  1. CesarBreda-Sinop-MT21 de maio de 2010 às 09:45

    Ae Má !!!
    Que cor linda ficou a cerveja heim?
    Acho que os 97 litros restante vão dar pro pessoal saberear bem né....
    Infelizmente, nós daqui do Nortão não poderemos estar no concurso, mas estamos torcendo por vocês.
    Ah! só mais um palpitezinho.... Será que vc poderia colocar os significados das características exigidas para a Cerveja ESB do concurso, pois nós leigos não sabemos o que é. rsrsrsrs.
    Beijo e boa sorte.
    CESAR

    ResponderExcluir
  2. Isso é tino de professor!!!
    Você está certo, soltei um novo post detalhando os termos e espero que agora não tenha confundido mais ainda...rs
    Bj

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!