CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas cervejas ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 .................... Adquira seu Equipamento ............................ Fórum

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

............................ Encomende seus Kits e Copos ............................

sábado, 2 de abril de 2011

Breja do Bredão - Blond Ale

Vamos lá pessoal, tenho visto muita gente por aí querendo fazer Pilsen e depois que fazem uma cerveja com fermentos de alta fermentação (S04, US05, S33 etc..) mandam a notícia de que fizeram sua primeira Pilsen, não se enganem meus caros...

A pilsen é uma Lager e o é pelo simples fato de que para sua fermentação são utilizadas cepas de fermento de baixa fermentação, logo, se você usar um fermento de baixa estará fazendo uma LAGER, caso contrário, sua "Pilsen" é na verdade uma ALE seja blond (a que mais perto da pilsener você vai chegar), uma Pale Ale ou qualquer outra coisa, mas jamais uma lager, pois lhe falta o elemento essencial, o fermento lager.

Mais uma confusão esclarecida, me orgulho mais uma vez em apresentar a vocês nossa Blond Ale, que os mais afoitos chamarão de "pilsen" e até pensarão ter sido filtrada ou pelo menos envasada com CO2 forçado, mas se enganam em ambas, feita pelo tradicional processo caseiro, somente com decantação a frio e ainda assim envasada com priming (invertido - 5g/l) nossa Blond Ale ficou transparente e refrescante.

Coloco aqui fotos de duas das nossas cervejas para que vocês se deleitem, nossa Bohemian Pilsener (percebam o brilho da cerveja - dá para ler o rótulo do copo do outro lado) e nossa Blond Ale (idem).

Bohemian Pilsener

Blond Ale

Apreciem visualmente estas duas Brejas do Bredão.

Prosit!!!

Breda

11 comentários:

  1. É Breda, essa decantação a frio me surpreendeu hoje. Fiz o envase de minha weizenbock e ela está muito clarificada... mais do que qualquer outra que eu tenha feito. E olha que usei o WB-06 que o fabricante diz ter uma baixa sedimentação. Mas ainda assim ficará turva como pede o estilo, quando o fermento do fundo for agitado na hora de servir.

    Abraço e parabéns pelas belíssimas cervejas!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tentei nenhuma mas vou tentar a Blond agora! Quanto tempo ficou maturando para atingir essa translucides?

    ResponderExcluir
  3. Como vai Vitor? Obrigado pelo comentário.
    Maturação de 15 dias entre 0-2°C.
    Prosit!!!
    Breda

    ResponderExcluir
  4. Eae Cláudio, muito bom, espero que você me envie uma dessas para análise em breve.
    Realmente a decantação a frio é muito boa, mesmo com WB-06.
    Boas cervejas.
    Prosit!!!
    Breda

    ResponderExcluir
  5. Olá Claudio,
    Como é feita essa decantação a frio?

    tstgeovane@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Claudio,
    Como é feita essa decantação a frio?

    tstgeovane@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Como é essa decantaçãoa frio Breda?
    Aguardo resposta.
    Hj envasei uma stout, e a primeira artesanal que fiz foi uma Pilsen, mas ficou muito turva e já fazem 2 semanas que engarrafei, e a espuma é mínima.
    Posso fazer priming(Açúcar Invertido ) na Pilsen para dar gás e espuma na garrafa?
    jamesjimenezz@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá james, desculpe pela demora mas a coisa está preta por aqui.
    Vamos lá, a decantação a frio ocorre na maturação onde você já retirou o fermento do seu tanque ou trasfegou a cerveja para um maturador deixando o fermento no fermentador. Assim, como terá uma maturação entre 0-2°C haverá necessariamente uma decantação a frio, logo quando for envasar sua cerveja, tomando o devido cuidado, terá pouquíssimo depósito nas garrafasa.
    Calro que se fizer priming haverá a formação de um novo depósito dada a fermentação no interior da garrafa, mas este depósito será muito inferior ao que restaria caso não decantasse bem na maturação.
    Sobre a Pilsen, pode sim fazer priming com invertido, procure utilizar um açúcar cristal bem claro para evitar que algum sabor ou aroma do açúcar possa atrapalhar sua percepção, já que as pilseners são bastante neutras.
    Epsero ter ajudado.
    Continue nos prestigiando.
    Forte abraço.
    Prosit!!!
    Breda

    ResponderExcluir
  9. Olá Breja, essas cervejas ficaram impressionantes, parabéns. Eu nunca vi uma artesanal com esses aspectos. Você poderia divulgar a receita? Abs, Bernardo.

    ResponderExcluir
  10. Ola breja!!!
    Vou fazer um ale blon esta semana com extrato de malte. Minh pergunta é..
    POSSO COLOCAR O AÇUCAR SOLIDO NA GARRAFA PARA O PRIMING?
    E se puder posos usar o açucar refinado para solubilizar melhor?
    favor responder para o e mail: gquatrin@hotmail.com

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  11. Como vai Gustavo.
    Obrigado pelo contato.
    Sua pergunta já foi respondida pelo e-mail, como você me pediu, mas segue aqui a resposta para nossos amigos caso tenham a mesma dúvida.

    "Sobre o açucar, utilizá-lo in natura é possível sim, contudo o risco de contaminação na sua cerveja será muito alto. Misturá-lo em água, fervê-lo e fazer a inversão, além de torná-lo mais solúvel, esteriliza a mistura e mitiga a possibilidade de contaminar sua cerveja que levou tanto tempo para ficar pronta.
    Você pode utilizar o refinado sim, mas minha recomendação é utilizar o "cristal", aquele de pedrinhas.
    Se tiver mais dúvidas acesse o Blog na postagem "Desmistificando o medo do Priming" e mantenha contato."
    Saúde!!!
    Abs.,
    Breda

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!