CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Entrando no vermelho...

Não, não paramos por aí!
Como já havíamos produzido as "clarinhas" e a "escurinha" decidimos que agora faltava uma "vermelhinha", pois é, (esse "pois é" foi pra você BB) chegava a hora de elaborarmos uma RED.

Antes uma palhinha sobre essa que é uma das principais cervejas produzidas no mundo:

Segundo a Wikipedia

"Ale é um tipo de cerveja feita de cevada maltada usando levedo de cerveja de alta fermentação. Esta levedura fermenta a cerveja rapidamente, dando-lhe um doce, sabor encorpado e frutado. A maioria das cervejas contêm lúpulo, que conferem um sabor amargo de ervas que ajuda a equilibrar a doçura do malte e preservar a cerveja. Pale ale, é uma variedade de cerveja de alta fermentação com predominância do malte "Pale", é um dos principais estilos de cerveja do mundo"

Explicação meia boca não? Está na wiki alemã e na britânica, acho que precisa muito ser melhorada, mas deixemos essa tarefa para alguém que goste de escrever...

Vamos à minha:

Red Ale, como a chamamos, pode se referir a alguns tipos de cerveja, por exemplo, a Red Ale da Baden-Baden me parece uma Barley Wine e fica muito próxima de ser uma Brown Ale como a New Castle; a Strong Golden Ale da Eisenbahn é quase uma Belgium Ale, "belisca o pé" de uma Trapista; a Old Speckled Hen mesmo sendo uma Pale Ale se autodenomina uma Strong Fine Ale; não esqueçamos também das IPAs, enfim, como estilo não seria muito fácil definir uma Red Ale, contudo, dada a liberdade que temos em criar, como já citei, pode-se considerar uma Red Ale a cerveja que apresentar coloração entre a Pale Ale e a Brown Ale, utilizando essas duas categorias na tabela internacional de referência de cores SRM, assim, se sua cerveja estiver dentro desse intervalo pode considerá-la uma Red Ale. Sem medo!!!

Sei que essa conclusão pode gerar uma guerra entre os "Cervechatos" que poderão nos alvejar com seus disparos, mas como disse anteriormente, o objetivo aqui é ser claro e não rebuscado. Para ser mais exato, uma Red Ale se ancaixa entre 10.0 e 16.0 na escala de cores SRM (Beer Style SRM Color Chart for BJCP) e você poderá classificar sua cerveja utilizando uma calculadora, no mesmo site do gráfico, cujo link já coloquei na publicação da Stout.

A RED ALE produzida por mim e pelo Riva ficou "supimpa" (a essa altura já deve ter gente aí do outro lado me julgando e duvidando da existência de alguma boa cerveja produzida por nós), mas aviso aos afoitos que essa não é uma opinião minha ou do Riva, na verdade tive o prazer de enviar dois exemplares a um engenheiro químico, especialista em cervejas que já foi sócio de uma grande cervejaria brasileira e o resultado foi animador! Posso resumí-lo em uma única frase proferida por ele em sua análise:
...
"Gostei da 'birra' compraria esse produto para tomar em casa tranquilamente! (...)".
...
Vejam a coloração da "criança" durante a fermentação!

Além do mais, vários amigos também a apreciaram e gostaram muito, entre eles não posso esquecer de colocar os(as) integrantes da república do Breno e da Bia, amigos do meu irmão Tadeu, para os quais realizei uma pequena apresentação seguida de uma degustação de duas garrafas da RED, para que eles pudessem conferir a qualidade de nossa cerveja e, quem sabe, eu conseguisse obter um primeiro pedido. O sucesso da "vermelhinha" foi tão grande que apenas vendo os filmes da stout (aquele que está na postagem anterior) e da weizen (de trigo), o pessoal resolveu que a festa de comemoração de um ano será regada com as três cervejas.

Serão 90 litros distribuídos da seguinte forma:

45 de Hefeweizen
30 de Red Ale
15 de Foreign Stout

Divulgarei aqui, em breve, sem amenizar ou ampliar, o resultado dessa "Prova de Fogo" das nossas cervejas.

Para alegria de todos já produzimos as três e com uma folguinha, pois também somos filhos de Deus, afinal, não dá pra atender ao pedido e ficar sem algumas garrafinhas para continuar a divulgação, certo? E claro, degustar também.

Esse último parágrafo me fez recordar de uma frase sobre cerveja, é batida mas oportuna:

"Beer is a proof that God loves us and wants us to be happy." Benjamin Franklin

Deixo aqui um filme da RED, tenho certeza de que vão gostar. Apreciem com moderação!

Em tempo, não sei se perceberam, mas corrigi todas as postagens (ou quase) após receber uma consultoria no idioma alemão.
Em visita à nossa produção, nossos mais novos amigos, Paulo e Carolyn, puderam acompanhar e aprender conosco um pouco dessa arte e nos passar também algumas palavras e pronúncias corretas em alemão, entre elas esta que é uma marca registrada de minhas publicações, o PROSIT, que eu vinha grafando erroneamente com um "U" sobrando.

Fica aqui o registro e meus agradecimentos.

Prosit!

4 comentários:

  1. Estamos falando de uma cerveja,com sabor encorpado, frutado e um aroma delicioso!

    Até aqueles que não gostam de cerveja,provavelmente,se apaixonarão por ela!

    Embora os nossos cervejeiros,tenham registrado:

    "Apreciar com Moderação"

    Insisto,

    " Apreciem bastante"..rsrsr

    O pessoal acertou.Ótima escolha para uma comemoração.

    Bj..........CRIS( BB)

    ResponderExcluir
  2. A gente vai colocar a amostra da segunda produção da Red Ale do Breda para gelar nesta quarta-feira (24/02/2010).

    A expectativa é enorme. A dupla Breda & Riva acertou na mão logo na primeira leva dessa cerveja.

    Esta também promete. Preparem as encomendas :-D

    ResponderExcluir
  3. Heae Breda!
    Velho, quais maltes vc usou nessa receita??
    A cor ficou maravilhosa!!!! Parabens

    ResponderExcluir
  4. Fala Moisés, beleza?
    Obrigado, tenho que concordar com voce..rsrs
    Maltes pilsen, carared, cararoma e melanoidina.
    Abs.,
    Breda

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!