Missão cumprida!!!
Como combinamos, utilizei o roteiro publicado no post "Equipamentos" e os componentes constantes da lista para uma brassagem "Básico - Nível 1" e fomos muito bem sucedidos, graças a Deus.
Ratificando, utilizamos: Como combinamos, utilizei o roteiro publicado no post "Equipamentos" e os componentes constantes da lista para uma brassagem "Básico - Nível 1" e fomos muito bem sucedidos, graças a Deus.
01 Fogão comum;
01 Caldeirão que meu pai já possuía, por isso era n° 30 e não 28;
01 Panela auxiliar para água de lavagem;
01 balde para clarificação;
Gelo para o resfriamento;
Gelo para o resfriamento;
Galões de água como fermentadores;
Airlock em 8, pois já tenho;
Mangueira para trasfega;
Peneira e jarrinha para clarificação;
Vela, copo, colher comuns para ativar o fermento;
Escumadeira de inox (que eu quebrei e vou ter que comprar outra);
Fizemos 20 litros de uma Gold Ale conforme a receita informada anteriormente.
Como disse a vocês, devido à utilização da jarra, a clarificação não tem o mesmo resultado da bomba, mas ficou muito boa.
Vejam as fotos abaixo:
Bredão na brassagem
Agora as meninas estão fermentando e até quarta-feira teremos bolhas no airlock. Na quinta devemos resfriá-las para interromper a atividade do fermento e trasfegá-las para as PETs de 02 litros.
Será utilizado açúcar invertido para o primming, aliás, vocês sabem como fazer esse produto em casa? Não? Então, que tal anotar a receitinha?
Para cada litro de cerveja você utilizará 09 gramas de açúcar invertido, assim, considerando que fizemos 20 litros de cerveja teremos:
20 x 9 = 180 gramas
Você deverá colocar em uma panela 180g de açúcar cristal (não pode ser refinado), 100ml de água e 10 gotas de acido cítrico (pode usar 10 gotas de limão). Misture bem e ferva a mistura em fogo alto.
ATENÇÃO: Não pare de mexer a mistura para não queimar!!!Assim que começar a ferver, marque 05 minutos e desligue. Resfrie e deixe na geladeira até o momento de engarrafar.
Se não tiver uma balança, utilize um copo americano como medida, coloque 01 copo de açúcar (bem cheio) e meio de água.
Para maiores quantidades de cerveja, basta multiplicar a receita. Você verá a diferença entre essa mistura e o açúcar puro após os 10 dias de fermentação secundária. Lembre-se de testar uma garrafa no oitavo dia para evitar explosões, se já estiver com boa espuma, refrigere todas as garrafas.
Vocês podem nos seguir no Twitter também: http://twitter.com/BrejadoBreda
Boa brassagem.
Prosit!!!
PS: Quero agradecer mais uma vez os amigos que comentam no Blog e enviam e-mails, continuem participando do Breja do Breda!
Valeu Bredão !!!
ResponderExcluirShow de bola essa nova atividade.....
Espero que em dezembro já esteja especialista, pois quero provar essa também.
Aliás, essa é mais uma especialidade química do meu pai, pois a outra é transformar cerveja em xixi......rs
Má, estamos te esperando aqui em Sinop para fazer uma BREJANOP.
Beijo
Cesar
Beijo a todos....
Utilizo 7 gramas de açucar por litro e nao coloco o limao, essa do acido citrico nao influencia em nada a fermentação. E coloco 7ml da mistura de açucar e agua por long neck.
ResponderExcluirAbraço
Hahahahaha!!!!
ResponderExcluirFoi bem legal mesmo, o Pai ficou lá o dia todo em pé, reclamou um pouco do joelho, mas aguentou firme!!!
Não sei se ele vai gostar dessa habilidade que você colocou ai!!!
Faremos sim uma Brejanop, em breve!!
Bj.
Olá caro amigo "anônimo", muito obrigado pelo comentário.
ResponderExcluirA questão de utilizar 5, 7, 8, 9, 11 gramas de açúcar realmente fica a critério do cervejeiro, a sugestão é uma média que pode ser encontrada em muitas literaturas e na prática de vários cervejeiros caseiros. Observe que colocando 07g/l e utilizando 07ml por garrafa long neck você terá muito mais açúcar invertido por litro de cerveja do que os cursos recomendam, mas se a carbonatação é adequada para você e se sua cerveja não está ficando doce, ótimo, é isso que importa.
Minha indicação de 09g/l e 03ml por garrafa de 600ml continua.
Com relação ao limão, realmente não interfere na fermentação, não me lembro de ter dito isso, o ácido cítrico ajudará na "criação do açúcar invertido" auxiliando na quebra das moléculas e evitará que a solução escureça com o tempo, eu por exemplo faço 500g ou 01kg de açúcar por vez, por isso não quero que ele escureça com o tempo. O que disse sobre fermentação é que ela será melhor se utilizar essa calda ao invés de utilizar o açúcar cristal diretamente.
Espero ter ficado mais claro agora.
Continue acessando nosso Blog e comentando.
Prosit!!!
Fala Breda, tranquilo?
ResponderExcluirQual a diferença do açúcar invertido com açúcar refinado e com açúcar cristal?
A literatura em suma diz "tanto faz", normalmente uso refinado por tê-lo sempre em casa.
Na prática, parece-me que versão cristal dá menos pressão (preciso colocar um pouco mais):
- invertido c/ refinado = 5 a 7 g/l
- invertido c/ cristal = 7 a 9 g/l
Alguma sugestão de explicação?
Abraço!
Tudo bem Cássio?
ResponderExcluirDiferenças do Invertido com um ou com outro a grosso modo nenhuma que eu saiba.
Na inversão você fará uma calda e ambos apresentarão resultados semelhantes, boas consistência e transparência, pois no processo o açúcar para chegar ao refinado passa pelo cristal e é aí que reside uma pequena diferença em termos qualitativos (há quem diga que são iguais, mas não são) , pois o refinado é um açúcar mais pobre, sem nutrientes, tendo somente no poder de adoçamento, na facilidade de dissolução e na brancura suas vantagens.
Como você mesmo já notou o refinado adoça mais com menos quantidade, mas o açúcar para chegar nesse ponto passa por um processo químico onde recebe gás sulfídrico e outras substâncias, por isso opto por utilizar e sugerir o cristal e até o orgânico se possível que recebem menos produtos químicos, mas é uma questão de preferência o importante é invertê-los. Se está satisfeito com os resultados utilizando o refinado, siga em frente.
Continue acessando nosso blog e enviando seus comentários.
Prosit!!!
Breda