Muito se fala sobre harmonização, na carona do vinho e do café, por que não, misturas, drinks, coquetéis e pratos que levam as bebidas em sua preparação ou somente como acompanhamento, muitas vezes casamentos perfeitos outras, nem tanto, mas de tudo se aprende algo e se carrega conhecimento, basta estar aberto ao novo.
Aqui, como de costume, falaremos de cerveja e neste campo as combinações são muitas, o assunto é vasto e polêmico. Darei aqui algumas direções, aprenderemos no caminho, ninguém sabe tudo e nem tão pouco nasceu sabendo, além do mais a todo instante novas possibilidades se abrem e novas combinações se mostram aptas a superar qualquer previsão ou derrubar algum mito, cabe a nós traçar esses novos rumos.
Pensando por onde começar, escolhi um evento recente, um encontro de nossa confraria de amigos cervejeiros em São Paulo que aconteceu na última quinta-feira na casa do Luis Macedo onde saboreamos alguns Joelhos de Porco ao melhor estilo alemão.
Povo da confraria e convidados
(Da esquerda para a direita: Luciano, Breda, Luis, Moisés [abaixadinho], Guilherme, Vitor, Danilo e João - faltou o fotógrafo, Sardinha, é claro)
Escolhemos como entrada salsichas brancas de vitela e vermelhas do tipo Frankfurt que foram devoradas com muita mostarda forte escura e pão preto (não deu tempo nem pra tirar foto, vai umas da internet mesmo).
Salsichas Branca e Frankfurt
Os joelhos foram assados na cerveja com batatas e também saboreados com mostarda e pão. Eu sei, vão dizer, mas e o repolho... pois é, esqueceram de comprar, mas eu coloquei na lista...
Para acompanhar a iguaria foram escolhidas cervejas de trigo e no arremate uma IPA. Ao final provamos uma Porter com chocolate como sobremesa.
Agora que você já está com água na boca e doido pra saber o “como” vamos em detalhes.
Joelho de Porco “Eisbein” (para 10 pessoas)
03 joelhos de porco pré cozidos e seringados (com tempero injetado);
01 kg de batatas pequenas
10 salsichas brancas de vitela
10 salsichas vermelhas tipo Frankfurt
Mostarda escura
Pão preto ou integral
Repolho azedo (lá o povo esqueceu, mas adicionei à lista para lembrá-los)
01 lata de cerveja pilsener
(na minha receita não vai nada pra assar o joelho, mas aqui reproduzo na íntegra o que fizemos na casa do Luis. Admito que o líquido ajudou ao assar as batatas e deu um toque bacana)
Colocar os joelhos em uma única assadeira de bordas altas, cortar as batatas ao meio (com casca) e distribuí-las pela assadeira ocupando todos os espaços, despejar a cerveja na assadeira e levar ao forno 180°C por 90 minutos.
Após 90 minutos, virar os joelhos e devolver ao forno 240°C por 20min para “pururucar” o couro. (cuidado para não queimar). Verifique se as batatas já estão bem cozidas e douradas.
Quando estiver crocante, desligue o forno e retire um joelho por vez com uma porção de batatas. Desosse o joelho e sirva picado como aperitivo acompanhado das batatas assadas, pão e mostarda escura. (se você não esqueceu, deguste com chucrutes branco e roxo)
Eisbein aperitivo - hummmm (isso tudo é somente um deles desossado...)
Harmonize com cervejas de trigo estilos Weissbier, Weizenbock, Dunkelweizen e experimente saborear seu “Eisbein” com uma IPA de sua preferência, nós recomendamos!
Sobremesa
Degustamos um chocolate amargo com avelãs harmonizando com uma porter com um café bem pronunciado.
Abaixo coloco a lista de cervejas que degustamos naquela noite para que vocês possam ter uma diretriz, mas fiquem à vontade, façam suas escolhas e postem seus comentários aqui no blog para que todos aprimoremos nossos paladares e hábitos.
- Petra Weiss
Por ser uma cerveja da grande indústria até que é uma boa opção, mas fraca.
- Divina Weiss
Podia ser bem melhor pelo que propõe. Na opinião geral o guaraná ficou somente no rótulo.
- Weihenstephaner Vitus
Essa sim uma cerveja para se recomendar. Não deixe fora da sua harmonização.
- Baden Baden Weiss
Muito boa.
- Eisenbahn Weizenbier
Muito boa.
- Baden Baden Red Ale (Que é uma Barley Wine, já falamos disso por aqui)
Dispensa comentários, mas na opinião geral já foi melhor (independentemente das razões Sardinha!)
- Colorado Indica
Muito boa!
- Rofer IPA
Essa eu recomendo e deixo aqui meus parabéns ao Ernesto e ao Hugo que nos presentearam com esse exemplar na Brasil Brau, pois a cerveja está muito bacana.
- Bishops Finger
Dessa eu nem provei Luis, você deve ter bebido sozinho...
- Eisenbahn Lust
Quando os joelhos já eram parte da história. Vale à pena provar, principalmente se um amigo trouxer...
De sobremesa, mandamos uma Colorado Demoiselle que harmonizada com um bom chocolate ficou bem mais redonda diminuindo um pouco a predominância do café, que nela considero exagerado.
Foi isso pessoal, deixo também o convite para que me enviem suas sugestões de pratos para darmos seqüência a estas postagens de harmonização de uma forma descontraída, sem chatices e "frutices", pois o que vale é reunir os amigos, degustar boas cervejas e manter o ideal de que num futuro muito próxmo teremos cerveja de qualidade a preços justos e com uma variedade tal à qual nós brasileiros fazemos jus.
Logicamente, oxalá sejam muitas delas artesanais caseiras.
Bom apetite!
Saúde!
Breda
Marcelão! O moinho chegou hoje!
ResponderExcluirão vejo a hora de inaugurar o brinquedinho novo!